Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

Ruínas de 2600 anos encontradas em palácio mudam mapa da Roma Antiga


Ruínas de 2600 anos encontradas em palácio mudam mapa da Roma Antiga


Descoberta de construção do século VI a.C é considerada uma das mais importantes dos últimos anos


Fonte: O GLOBO


Antiga moradia tinha uma planta retangular, dividida em dois ambientes - Angelo Carconi / AP

ROMA — Uma casa do período arcaico, do século VI a.C, foi encontrada no interior do Palazzo Canevari, o antigo Instituto Geológico de Roma, que se encontra nas proximidades do Palácio do Quirinal, sede da Presidência da República.

A antiga moradia tinha uma planta retangular, provavelmente dividida em dois ambientes, sobre uma base de pedra calcária, talvez com um pórtico na parte da lateral da entrada, com paredes de madeira cobertas de barro, sob um telhado.

A descoberta, feita durante o verão europeu, é considerada uma das mais importantes dos últimos anos para a Itália, uma vez que redefine o mapa de Roma, entre o sexto e o quinto séculos aC. Descobriu-se que a região, na época, não era uma grande necrópole, como se acreditava, mas sim uma zona habitável. A casa foi encontrada durante escavações arqueológicas realizadas no edifício histórico pela Superintendência Especial para os Bens Arquitetônicos e Paisagísticos da capital italiana.


Casa do século VI a.C, encontrada no interior do Palazzo Canevari, é vista de cima - Angelo Carconi / AP

Segundo os responsáveis pelo trabalho, o achado é impressionante e de valor imensurável também devido ao seu ótimo estado de conservação. Desde 2003, o Palazzo Canevari tem sido vistoriado com frequência por especialistas que conferem se há relíquias antigas no local. Após um período de extensas escavações, em 2013, foi encontrado um enorme templo do século quinto. A descoberta mais recente, que remonta ao tempo da Muralha Serviana, está sendo considerada revolucionária.

“A posição da casa, próxima ao templo, nos faz pensar que aquela era uma área sacra. Mas ainda mais importante que isso é que agora podemos datar novamente a urbanização da zona do Quirinal. A Muralha Serviana englobava uma área que já era habitada e não uma necrópole. Isso significa que a Roma do início do século VI a.C. era muito maior que o esperado, e não ocupada apenas a áera em torno do Fórum Romano”, afirmou à mídia local Mirella Serlorenzi, que dirigiu as escavações.

Descoberta redefine o mapa de Roma, entre o sexto e o quinto séculos aC.: região não era uma grande necrópole, mas sim uma zona habitável - Angelo Carconi / AP



Yorum Gönder

0 Yorumlar